LOW POO: Aderi à técnica + O que é e Primeiros passos

"Low poo e no poo". Acredito que a maioria de vocês já tenha ouvido falar nessas técnicas, não é? Hoje eu vou contar o porquê de eu ter aderido ao low poo, quais os primeiros passos pra você aderir esse método aos cuidados diários dos seus cabelos e, caso você ainda não tenha ouvido falar sobre low poo, também vou falar um pouco sobre o que é essa técnica.
Low poo - Primeiros passos

Por que eu decidi aderir ao low poo?


Há algum tempo eu postei aqui no blog que tentaria usar o meu cabelo natural, pois eu estava usando muita chapinha e não sentia que ele estava saudável, sabe. Pois bem, tentei usar meu cabelo natural (muitas tentativas falhas, por sinal. E descobri que eu acho que não combino com cabelo ondulado,fico com cara de criança! :O), parei de fazer chapinha com tanta frequência, comecei o cronograma capilar e, ainda assim, o meu cabelo continuava ressecado.


Pra piorar a situeixon, resolvi pintar os cabelos. Deu aquela ressecada básica, mas nada demais. O pior foi quando eu tonalizei... Minha gente, meu cabelo se transformou, sério. Ficou uma palha! As pontas mega ressecadas, o cabelo opaco, sem vida. Quando eu amarrava o cabelo, ficava (e ainda fica)  aquelas pontas duras, hahahaha. Socorrr. Eu não sabia mais o que fazer, pois estava seguindo o cronograma certinho, com hidratação, nutrição reconstrução e nada desse cabelo melhorar.

Foi aí que uma amiga minha me mandou um link de um artigo que falava sobre as técnicas Low Poo e No Poo. Eu já tinha lido vários artigos sobre, mas nunca tinha visto um com uma linguagem mais clara que esse da Ecycle: Você já ouviu falar nas técnicas No Poo e Low Poo?. E a partir daí consegui entender o porquê do meu cabelo não estar tão saudável.

O que é o low poo?



Low poo, ou traduzido, pouco xampu, é uma técnica que utiliza produtos sem sulfatos ou com sulfatos que não sejam tão agressivo para os fios. Os sulfatos encontrados em muitos produtos para cabelos como o lauril sulfato de sódio (sodium lauryl sulfate) são agentes limpantes muito agressivos para os cabelos. De fato eles limpam, mas acabam retirando a oleosidade natural tão importante para o cabelo.

Os cabelos ondulados a crespos têm uma dificuldade na hora de distribuir essa oleosidade da raiz para as pontas por conta do formato dos fios que são espiralados. Já para os cabelos lisos esse processo é mais fácil.

Esses sulfatos agressivos encontrados nos xampus realmente limpam os cabelos, porém, como já foi dito, retiram a oleosidade natural do cabelo, fazendo com que quem tem cabelos oleosos, passem a ter mais oleosidade no couro cabeludo, pois o corpo acaba produzindo mais sebo para compensar essa perda e, quem tem cabelo seco, tenha cabelos ainda mais ressecados.

Resumindo: Low poo é usar xampu sem sulfatos agressivos aos fios. :)

Ok, cortei o sulfato dos cuidados diários do meu cabelo. É só isso?

Não. Se você cortou os sulfatos agressivos, você não vai poder usar produtos que contenham em sua fórmula petrolatos ou silicones derivados de petrolatos. Isso porque só os sulfatos agressivos são capazes de retirar essas substâncias dos nossos cabelos.


O que são petrolatos?


"O petrolato é um dos derivados do petróleo cru, que, após a desparafinação (retirada da parafina) de óleos pesados, transforma-se em uma substância gelatinosa incolor ou amarelada. Pode ser comercializado sob o nome de vaselina, óleo mineral, ou parafina líquida, e é usado em remédios, cosméticos e produtos para cabelo em larga escala, graças ao seu baixo custo". (Ecycle: O que são petrolatos e por que é bom você conhecê-los).

Os petrolatos/vaselina/óleo mineral criam uma película ao redor dos fios impedindo que vários agentes vitais como a queratina, ceramidas e hidratantes penetrem nos cabelos. Além disso, o petrolato dá um efeito (falso) de maciez ao cabelo, além de entupir os poros e impedir o crescimento normal do cabelo. Ou seja, se você usar uma hidratação, os nutrientes importantes não são absorvidos pelos fios por conta dessa capa que o petrolato cria.



Bacana, gostei. Quero aderir, e agora? Veja os primeiros passos:

Quer se livrar desses componentes químicos que não fazem bem aos cabelos? Bora lá.

1 -
A primeira coisa a se fazer é separar todos os produtos de cabelos que você tem em casa.

Low poo - Primeiros passos
2 - Depois de tudo separado, é hora de conferir quais são os ingredientes de cada produto. Sim, vai dar trabalho, é chato, mas é necessário e depois você vai pegando o jeito. Eu ainda estou no processo. :) Os produtos com sulfatos e petrolatos tem que ser descartados do seus cuidados com os cabelos. No Ecycle tem uma lista com os nomes que vocês devem evitar em todos os produtos pra cabelos. Lista de petrolatosLista de sulfatos e Lista de silicones liberados .

3 - Pra dar início ao low poo você tem que lavar os cabelos uma última vez com o xampu com sulfato agressivo (e sem petrolatos), porque só ele vai retirar todos os resíduos de produtos como os petrolatos. Depois você pode seguir com a lavagem normal usando um condicionador liberado pra low poo.

4 - O seu cabelo pode demorar alguns dias pra se adaptar a esses novos produtos. Calma e paciência nessa hora!

5 - Caso você lave os cabelos várias vezes na semana, você pode fazer a lavagem com um condicionador liberado pra low poo, essa técnica é chamada de co wash. É estranho lavar os cabelos com condicionador? É, mas tudo é questão de costume.

Eu aderi ao low po no dia 02/01/2017 e vou atualizando vocês por aqui. Vou contar como foi o período de adaptação do cabelo, quais os produtos que eu estou usando, se estou gostando desses produtos, quais os produtos liberados pra low poo, co wash e tudo mais. :)

Lembrando que essa técnica não é só pra quem tem cabelo ondulado, cacheado ou crespo. É pra quem quer ter o cabelo saudável, tá? 

Se quiserem se aprofundar mais no assunto:
Você já ouviu falar nas técnicas No Poo e Low Poo?;

Vocês já tinham ouvido falar nessa técnica? Estou bem ansiosa pelos resultados. \o/

Xêro, meu povo. E ótimo 2017 pra nós!



► Acompanhe o blog nas redes sociais:



Postado em: 04/01/17



12 comentários:

  1. Adorei o post .... estou nessa transição nova também ... em fase de adaptação!!!

    <3

    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Show de bola, adorei!!!
    www.mentedistantee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Num saquei muito bem como funciona, mas fiquei bem interessada, não conhecia esse Low Poo, vou ler mais sobre.
    Boa sorte!

    https://florurbanablog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Não sabia dessa técnica, mas me interessei!

    Beijos,
    placestyle.com

    ResponderExcluir
  5. muito legal vc explicar melhor e contar sua experiencia com essa tecnica, tem varias meninas fazendo né

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lívia. Realmente muitas pessoas já estão aderindo ao low poo e no poo.
      Bjos =*

      Excluir
  6. Não conhecia esta técnica, mas há pouco comecei usar shampoos mais naturais e com menos química para dar um "up" no meu cabelo, principalmente no brilho. A linha da Klorane deu muito certo para mim.

    Beijos,
    Ju Garzon

    http://madamebr.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica, Ju. Vou procurar se essa linha é liberada pra low poo.

      Xêro :*

      Excluir

Tecnologia do Blogger.