Reeducação alimentar: Não se prenda ao número da balança

Oioi, gente. Tudo bem?

Hoje o papo vai ser sobre reeducação alimentar e sobre como o número da balança tem um certo poder na nossa cabeça em relação ao emagrecimento. Eu já fiz alguns posts aqui no blog sobre isso, mas não falei mais sobre o assunto porque eu acabei parando de seguir à risca o que o nutri tinha passado. Deixei a reeducação de lado e comecei a fazer do meu jeito. Botei na cabeça que já tinha ido a 15 mil nutricionistas e já sabia como a coisa funcionava. 
Reeducação alimentar - Re Bastos
Eu já estava fazendo academia antes de decidir fazer a reeducação alimentar, porém eu não estava sentindo diferença em relação ao peso. Posteriormente eu descobri que era porque eu estava comendo de forma errada e até alimentos errados.

Um educador físico aqui da minha cidade, o Bráulio \o, está iniciando sua pesquisa de mestrado e o intuito do seu projeto é criar dois grupos, onde um terá o acompanhamento do personal trainer na hora do exercício e o outro receberá os mesmos exercícios via aplicativo. No final ele vai colher os dados e comparar os resultados. 

Pra participar da pesquisa precisa estar com sobrepeso ou obesidade grau 1. Foi nesse momento que eu pensei: "Olhaí uma coisa boa em ser gordinha" haahahahah. :x Brincadeiras à parte, eu gostei bastante do convite, pois, no meu caso, funciono melhor quando tem pessoas me apoiando de alguma forma.

Além de participar do grupo junto com mais de 30 meninas, nós também estamos fazendo acompanhamento nutricional. Ou seja, são dois profissionais que esperam que você tenha iniciativa pra uma mudança. E foi isso que aconteceu. Essa pesquisa foi o start pra eu pensar em mudar meus hábitos alimentares, meu estilo de vida.
Reeducação alimentar - Re Bastos
A pesquisa vai durar 3 meses, e eu vou dar o melhor de mim tanto pra ajudar na pesquisa, quanto pra me ajudar e conseguir manter esses novos hábitos quando ela acabar.

Agora falando um pouco sobre como número da balança tem um certo poder na nossa (leiam minha kk) cabeça em relação ao emagrecimento.

Na minha primeira consulta com a nutricionista eu já fiquei em choque. Primeiro porque ela me disse que minha alimentação estava pobre em proteínas, que eu comia os alimentos errados depois do treino, e segundo que, mesmo eu fazendo exercício físico, eu estava com um pouco mais de 33% de gordura corporal. PASMEM! Fiquei abalada, mas isso me incentivou ainda mais a querer mudar.

Depois de um pouco menos de 15 dias, foi o grande dia do retorno a nutri. Como disse anteriormente, são mais de 30 meninas que participam do grupo e a gente sempre compartilha uma com as outras nossa alimentação, nos incentivamos e também compartilhamos como foi o dia do retorno no grupo.

Uma das meninas postou no grupo falando que tinha conseguido perder 3 ou 3,5 quilos. Gente, mais de 3 quilos em menos de 15 dias, tem noção? Daí eu já fiquei um pouco nervosa porque eu não sentia diferença no meu corpo e eu também gostaria de obter resultados tão bons em tão pouco tempo.

Daí quando me pesei lá na nutri, a notícia: só tinha perdido 900 gramas. Mas como assim? Eu segui o cardápio tão fielmente. Nem nos finais de semana eu fugi como já fiz das outras vezes que tentei me reeducar. Também quero perder 3 quilos. Ué. :( 

Posteriormente ela fez as comparações com a primeira consulta, e eu consegui perder 2% de gordura corporal, 1 cm de braço e 3 cm de cintura. Mas aqueles malditos 900 gramas estavam martelando na minha cabeça. Eu queria ver os números da balança diminuírem, pois parece que ver o número menor na balança confirma que a pessoa está perdendo peso. Mas não é bem assim. Eu faço musculação e músculo pesa, ponto.

Confesso que saí de lá um pouco abalada, mas no caminho de casa eu comecei a desconstruir um pouco esse pensamento. Não tenho que me apegar as coisas "negativas" como não ter perdido tanto peso na balança. Tenho que me apegar no que eu consegui fazer nesse período de 15 dias. Eu só consegui perder 900 gramas, ok. Mas consegui diminuir 2% de gordura corporal, consegui diminuir 1 cm de braço, 3 cm de cintura, consegui me alimentar de forma correta durante esses dias, consegui ter mais disposição durante o dia e por aí vai. 

Eu fui recompensada pelo meu esforço. E se você se esforçar, independente se for na reeducação alimentar, ou em outro assunto da sua vida, você vai ser recompensado. Pode demorar? Pode. Mas o dia vai chegar. :)))

É isso, gente. Vou tentar continuar atualizando o blog sobre esse assunto, contar quais as dificuldades que eu estou tendo, mostrar um pouco de como está sendo minha alimentação e tudo mais :).


Você já fez ou faz reeducação alimentar? Conta aqui pra gente :)

Xêro :*
► Acompanhe o blog nas redes sociais:
FacebookInstagram


Postado em: 05/09/16



20 comentários:

  1. Acho a reeducação alimentar a melhor maneira de emagrecer, uma dica é tirar foto toda semana e ver através das fotos o resultado. Consegui emagrecer 7kg com a reeducação, e é muito bom porque não é uma dieta, é apenas comer saudável e poder ter o dia do lixo para comer umas bobeiras. Eu amava fazer! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Kaila. Eu tirei fotos no dia que eu comecei, deveria ter tirado toda semana também.
      Eu ainda não tenho dia do lixo, mas quando chegar no peso ideal, vou poder ter \o/

      Xêro =*

      Excluir
  2. Olá Renata,

    Também estou fazendo mas, depois que peguei dengue o trem deu uma desandada. Só não estou fazendo os exercícios pelo fato do frio não ter colaborado muito e aí juntou a preguiça. hahahah xD Mas, a alimentação tá boa.. estou conseguindo segurar mais os doces.

    Adorei o post!!

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Fernanda. Aqui o que está atrapalhando são as chuvas. Sempre que está chovendo bate uma preguiça kkkk. Mas isso porque vou a pé pra academia, aí sair na chuva não rola.

      Xêroo =*

      Excluir
  3. Rê, sigo o blog de emagrecimento "blog da drika" (pensei q as ideias de receitas talvez me servissem kkk) , e ela falou no snap justamente isso sobre a balança!! E disse que não é bom focar nela porque você pode perder medida sem perder peso, necessariamente. Ela disse: - foca em vestido que você quer entrar!! - pq aí fica mais difícil de vc perder o estímulo, achando que não tá fazendo efeito. Como vc tá se medindo na nutri é uma boa também!! 3cm de cintura é mara!! Foco!! Continua!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Jéssica. Vou continuar sim, estou bem focada. Mesmo estando um pouco ansiosa pra ver os resultados logo. ^^ Essa dica do vestido é mara, porque quem malha muitas vezes não vai ver diferença no peso, né :D

      Um xêro :*

      Excluir
  4. Que post maravilhoso amei amei... eu faço reeducação alimentar a quase 5 meses e estou amando os resultados.

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amore. Que bacana!
      Estou louca pra ver os resultados logo, mas tem apenas um mês que comecei ^^

      Bjos :*

      Excluir
  5. Oi Renata! Parabéns pelos resultados alcançados até agora! :)
    Eu comecei uma reeducação alimentar no ano passado, mas estou pecando no acompanhamento com minha nutricionista. Estou no meu peso ideal, mas falta definição, já que eu só corro na academia - próximo passo, hehe.
    Continue firme nos seus novos hábitos alimentares!!
    Beijos,
    Bru
    http://www.moderando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! Obrigada, amore. :D
      Sei como é, Bru. Quando eu chegar no meu peso ideal não quero parar de ir na nutri, pois o mais difícil pra mim vai ser manter o peso. hehe

      Obrigada novamente. Xêro :*

      Excluir
  6. Que legal esse programa! O bom de ter bastante gente, é que uma incentiva a outra mesmo. E olha 900 gramas em 15 dias está ótimo! Significa que alguma diferença está fazendo e você continua motivada :).

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Lilian. O apoio das meninas é mara! :D

      Xêroo! =*

      Excluir
  7. Adorei essa iniciativa com esse grupo, mas to precisando engordar, haha.

    ✯ Instagram ✯♮​✯ Blog Eu Sendo Assim ✯✯ Fan Page ✯

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O grupo está ajudando bastante :D
      Hahah, umas querendo perder e outras querendo ganhar. É da vida XD

      Excluir
  8. Vou ser bem sincera, fiz reeducação alimentar nos últimos meses e só engordei. Por incrível que pareça: 3kg. Fique bem chateada. Porque segui a risca, troquei elevador por escada, caminhei, fiz exercícios em casa mesmo...
    Senti diferença? Senti. Não estou mais ofegante, cabelo cresceu (porque estou ingerindo alimentos ricos em vitamina), mas emagrecer? Nada :(

    palomacassiano.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oxe, Paloma. Será que esses 3kg não são de massa magra?
      Já que voc~e estava fazendo exercícios físicos, mesmo que em casa, pode ser que você tenha perdido gordura e obtido massa magra, o que faz realmente pesar na balança.

      Eu tenho uma amiga que emagreceu 2kg, mas que não perdeu nada de gordura. É bem louco isso.

      Bjos

      Excluir
  9. Que post maravilhoso! Amei! Parabéns pelos resultados alcançados até agora!
    Adorei seu blog, tudo aqui é lindo *----*

    Um beijão pra você!
    www.blogueiraporimpulso.tk

    ResponderExcluir
  10. ei lindona
    parabens pelos resultados e o segredo e persevera e nao ficar presa a balança, eu tinha mania de me pesar todos dias, issso me atrapalho demais...
    Grande beijo
    www.zilandrarodrigues.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amore. É verdade, eu estava com a mania de me pesar todo final de semana. Minha Nutri disse que agora só vou me pesar na balança dela, hehehe. ^^

      Xêro :*

      Excluir

Tecnologia do Blogger.