Dermografismo: Como isso afetou minha autoestima

Oioi, pessoal. Tudo bem com vocês? Como passaram o réveillon? \o/

Hoje o post vai ser um pouco (nem tanto kk) diferente do que eu costumo tratar aqui no blog. Vou falar um pouco sobre a minha doença de pele e os cuidados que eu tive que começar a ter com ela pra que os sintomas não piorassem.

Mas, Reh. O que é dermografismo?
Pois, bem. Segundo a minha dermatologista, dermografismo é um tipo de urticária. A doença em si é a urticária. Quem tem essa doença, libera histamina muito rápido e em uma quantidade muito maior que uma pessoa que não tem. Qualquer picada de mosquito, já era! Coceira mortal. Ah, e não tem cura. Ficarei com isso forever. Mas pode ser controlada. :)
E qual a diferença?
Lendo os milhares de sites, artigos, etc., eu vi que no dermografismo, a coceira (um dos sintomas) aparece antes dos vergões na pele. Ou seja, a minha pele coça sem motivo algum. Quer saber o que são vergões? Clica aqui. Sim, minha pele fica horrível desse jeito se eu não tomar remédio.
Quais são os sintomas?
Vergões na pele (são pequenas bolinhas aglomeradas), eles ficam super vermelhos e salientes na pele e coçam MUITO.

Eu descobri que tinha esse tipo de urticária quando tinha meus 15 anos. De um dia para o outro a minha pele estava totalmente diferente. Se eu ficasse muito tempo encostada em algum lugar, em poucos minutos aquele local estaria inchado e coçando muito. Até se alguém me segurasse um pouco mais forte, os vergões apareciam, e o pior, a coceira vinha junto. Pra controlar a coceira intensa, procurei uma dermatologista, e ela me passou um anti-histamínico pra tomar. Foi ótimo! O inchaço desapareceu, a coceira também, mas a vermelhidão ainda continuava na pele, mas isso era o que menos me incomodava (isso tudo enquanto o remédio fazia efeito). Eu tinha que tomar dois comprimidos por dia pra que o problema ficasse controlado.

Tomei esse remédio durante sete anos, e eu comecei a perceber que a minha pele/doença estava meio que ficando pior. Ou eu achei que estava ficando pior, e era só o remédio que não estava fazendo mais efeito. Procurei outra dermatologista, e estou fazendo outro tratamento com outro tipo de remédio. Agora (por enquanto), a urticária está controlada, tomo apenas um comprimido por semana, e às vezes nem tomo (porque esqueço, kkk), mas não sinto a agonia que eu sentia antes quando não tomava os remédios.

Mas porque eu decidi falar isso aqui no blog?
Eu trago sempre matérias que são relacionadas a beleza aqui no blog. E ter essa doença afetou diretamente nesse quesito em mim. Como eu disse pra vocês, a minha pele começou a mudar depois de alguns anos. Eu percebi que ela não estava cicatrizando da maneira como ela costumava cicatrizar. Como eu também disse pra vocês no começo do post, qualquer picada de mosquito, é uma coceira mortal. Ou seja, quando você é picado, e sente aquela vontade de coçar, eu vou sentir o dobro/triplo dessa vontade. Então é quase certo que vai ficar a manchinha da picada em mim. 

De que forma a doença me afetou?
Eu amava usar shorts, e é raro alguém me ver usando esse tipo de peça agora. Eu ia muito para a faculdade de shorts, saias, e depois que as manchinhas começaram a não sumir da minha pele, eu fiquei com muita vergonha de continuar usando. Fui pra praia com amigos, e não ia usar calça, né? kk. Tive que usar shorts, mas era morrendo de vergonha por dentro. Não são muitas manchas, sabe? Mas quando alguém percebe, até me olham diferente (juro!). Às vezes as pessoas perguntam o porquê de eu ter essas manchas na pele, eu explico direitinho, mas parece que pra todo mundo, é apenas desleixo. Ainda farei tatuagens cobrindo todas as manchinhas, kkk. Faço tratamento pra retirada das manchas, mas é MUITO demorado.

Ôôô, Reh. Deixa de besteira. Ninguém vai ligar se você tem uma manchinha ali ou acolá.
Eu também pensava assim. Até um "amigo" praticamente gritar no ônibus perguntando se eu estava com catapora, ou outra pessoa chegar pra mim e perguntar se alguém me espancou, ou eu sair de shorts pra algum lugar e o pessoal ficar olhando, kkkkkkk. Tem que rir pra não chorar. Eu sei que as pessoas acham que estão brincando, mas isso me incomoda bastante, e eu sempre tenho que explicar sobre a doença (mas nunca prestam atenção nessa parte), ou usar o bom humor pra sair da saia justa. Eu não sou assim porque eu quero, ok? =P  

Depois do desabafo, e do post bem deprê #uó, vou mostrar pra vocês o que eu uso na pele. Vou mostrar todos os produtos e como eles me ajudam com a urticária (na verdade só um produto que ajuda na coceira, kkk).

Enfim, os produtos que eu uso são:

Dermografismo
Pouca coisa, né não? 
Dermografismo
1 - Hidratante para o rosto - Theracne Gel - TheraSkin;
2 - Protetor solar - Filtrum;
3 - Hidratante para o corpo - Dermovance S;
4 - Creme clareador da pele - Demelan.

O Dermovance é ótimo, deixa a pele super hidratada. Minha dermatologista sempre fala que pele hidratada é uma pele que não coça. Pra quem tem esse problema de pele, não é legal tomar banho quente (aqueles loongos), nem usar certos tipos de sabonetes, pois ressecam muito a pele. E pele ressecada, coça. Por isso uso sempre o hidratante depois do banho. :)

É isso, gente. Eu sei que o post foi enorme, mas eu espero que tenha sido informativo. Se vocês conhecem alguém com dermografismo, mostra esse post pra ela/ele. Não tem muita coisa na internet que nos esclareça tanto sobre a doença e quanto mais informação, melhor. :)

Ah, uma das minhas metas para 2015 é deixar de ligar para o que o pessoal pensa, e usar o que eu gosto. #uhuu. Tomara que essa eu consiga realizar, kkkk.

Espero que tenham gostado. 

Beijos! =*

UPDATE 02/12/2015: 

Oioi, gentem. Vim dar um update aqui no post rapidinho. 

Muitas pessoas estão me perguntando sobre fazer tatuagem tendo dermografismo. Fiz um post mais detalhado sobre isso, é só clicar aqui.

Queria contar também que eu estou sem tomar nenhuma medicação há bastante tempo, e os sintomas praticamente sumiram. Minha pele não fica mais vermelha e os vergões também não aparecem. A coceira também sumiu, mas ela volta com tudo quando sou picada por mosquito. Então as manchinhas ainda continuam aparecendo. =| Eu parei de tomar o remédio porque os efeitos colaterais dele estavam sendo piores que os sintomas da própria doença. 

Quem sabe isso dê um pouco de esperanças pra quem está sofrendo com crises intensas da doença. Tem tempo que não estou tendo crise nenhuma e, eu espero que da mesma forma que passou pra mim, passe pra quem sofre disso também.

Beijo! =* [2]

97 comentários:

  1. Seu amigo é abestado de falar que você estava com catapora tão alto neah, se eu fosse você tinha falado é sim agora vou relar em você e você também vai ficar, não conhecia essa doença flor, mas tenho certeza que você vai ficar boa, e estou seguindo seu blog linda, beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ei velho deixa de ligar com o q os outros falam...viva sem medo, escuta sempre seus pais o resto q se F....beijos seja feliz.

    ResponderExcluir
  3. Achei super legal você falar sobre isso no blog eu por exemplo não sabia dessa doença.
    Eu tbm fico bastante irritada com mosquito quando eles me mordem.
    Meu alergista me recomenda que quando eu for para lugar que tenha muito mosquito eu tome complexo B que ai eles nem chegam perto.

    Bjs
    Me siga no blog e siga também no instagram @carolinacf
    http://blogcarolinafaria.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Carol. E obrigada pela dica! :))
      Beijo enorme =**

      Excluir
  4. Oi Re, deve ser bem complicado ter esse problema de pele, né?! Mas nossas imperfeições sempre acabam tomando uma proporção tão grande na nossa vida que achamos que ela é mais do que realmente é. Não deve ser fácil conviver com isso, mas paciência.. não se prive de nada por causa disso, viu!
    Adorei seu blog, to seguindo :3
    Beijão <3
    http://depois-do-cafe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem chato mesmo, Victoria. E você está super certa, viu?
      Muuuito obrigada!
      Beijo, amore :*

      Excluir
  5. muito bomm eu estou com rosto cheio de acnes e doi aqui em portugal ta um frio e ainda nao me acustumei kkk amei seu blog ajuda muito nas dicas
    http://arianameublog.blogspot.pt/ esse é o meu aqui em portugal bjinhos da ariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino, Ariana! Aqui onde eu moro faz um calor da poxaa, e piora mais ainda os sintomas da urticária. É Bem chato!

      Muito obrigada pela visita, viu? :))
      Beijoo grande =*

      Excluir
  6. Oi Reh :D
    Eu conheci o blog agora através de uma comunidade do Google +, mas como mulher impossível eu não opinar. Está cheeeio de gente em noção nesse mundo, não da bola para seu colega ou qualquer outra pessoa que brinque com o seu problema, leva na brincadeira que a zoação para! #AssimSeja

    Fico muuito feliz que seu problema na pele é controlável, tenho mil alergias e sou muito grata por ter sempre um antialérgico por perto para resolver meus problemas hahaha
    Tem tanta gente em situações bem piores que nós né? Obrigada por compartilhar no seu site esse assunto, com certeza podes ajudar muitas meninas!

    Segui o blog e curtindo a página :D
    www.tatashhormain.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, Tanara. :D
      É como você disse, viu. É gente sem noção. Tem gente que sabe desse problema, e ainda assim às vezes tira uma brincadeira ou outra.

      Hahaha, antialérgico sendo nosso maior companheiro nas horas difíceis, hahaha.
      Obrigada você por compartilhar o que você acha aqui no blog!

      Beijoo!

      Excluir
  7. Imagino a sua agonia Re, odeio coceira. Tenho pavor para ter noção só de imaginar já dá gastura.
    Meu pai está com urticária, aconteceu de repente, não se sabe os motivos. A pele dele coça o tempo todo e está escamando. Ele ficou com vergonha de sair de casa, está tratando. :/
    A fé é chamar a existência coisas que não existem, se você crê assim será. Declaro a cura sobre a sua vida e a do meu pai Re, em nome de Jesus. Bjão linda.

    www.blogdajeu.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Jeu!

      Em mim começou de repente também =/. Pense numa doencinha chata e agoniante, viu!
      Melhoras pro seu pai!!
      Beijoo =**

      Excluir
  8. Adorei o post, temos que ter cuidados com a pele SEMPRE!
    Adorei!! ♥
    Beijos =*

    universodasmulheress.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. aaaah , cuidados com a pele e uma coisa taão chata haha
    mas e necessario né ,tento todo dia também limpar , hidratar , proteger do sol ,,
    adorei seu blog , vi pelo blog da Bia goxxtosa ...

    Beijos ,
    www.maisquemeiga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um mal necessário, né Cynthia? hahaha
      Obrigadaa, amore.
      Beijos =**

      Excluir
  10. Ameeei o layout novo! Muito lindo! s2
    Que post bacana eu não conhecia essa patologia!
    Um beijo

    www.bellacomela.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaa, Aline!
      Fico contente que tenha gostado!
      Beijos =*

      Excluir
  11. eu preciso cuidar, nao so da minha pele, como de mim por completo rs

    até, beijos!
    http://www.mundodafani.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha. É sempre bom a gente tirar um diazinho na semana pra fazer um "spa day" =D

      Beijos! =*

      Excluir
  12. Hoje 23 de janeiro fui ao alergologista levar todos os exames possíveis de alergia que fiz, infelizmente ou felizmente, os exames não detectaram nenhum tipo de alergia alimentar ou ácaros.. sendo assim, minhas coceiras que venho tendo desde novembro de 2013 ainda não sabia o que poderia ser, mas com um simples teste com uma caneta sem ponta foi riscada na pele do meu braço, em seguida o vergão já apareceu. Também tenho dermografismo o alergologista falou, não há cura, apenas medicamentos e cuidados para que alivie o incômodo de coçar.. Saí tão triste, pois é ruim demais vc sair com uma blusinha por exemplo e as pessoas perguntarem "vc levou uma surra?", não eu não levei, me incomodo muitas vezes, mas agora terei que lidar com essas situações que irão sempre acontecer.. Obrigada por ter contado sua experiência. Pois chorar não irar resolver meus problemas, o melhor a se fazer, é procurar saber mais sobre essa doença, entender melhor o que eu tenho, pois só assim sentirei segurança daqui para frente.

    ResponderExcluir
  13. Michelli, no começo é bem difícil mesmo (pra gente aceitar, e aceitar as mudanças que a nossa pele vai sofrer). Lembrando que cada um é cada um, ou seja, os meus sintomas podem ser muito mais agravantes que o seu, ou vice versa. Mas com a medicação correta, você vai conseguir passar por isso. Não se preocupe. Não vou dizer que é fácil passar por essas situações onde as pessoas são totalmente inconvenientes. Mas isso é pura falta de conhecimento sobre o assunto (da parte delas). E você está certíssima. Vamos procurar saber mais sobre o Dermografismo (vejo muito pouco na internet), e trocar experiências para que outras pessoas saibam como passar por esses desafios. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola renata também tenho dermografismo a um ano aff muito chato isso . ja estou fazendo tratamento , o seu dermografismo esta curado ?

      Excluir
    2. Oii! Praticamente todos os sintomas sumiram. O único rpoblema que eu tenho agora é só com a cicatrização da minha pele que ainda é bem demorada. Ou seja, as manchas demoram a sair. Bjos

      Excluir
    3. renata que tipo de manchas que ficarão na sua pele do dermografismo ??

      Excluir
    4. Oi, são manchas derivadas de picada de mosquito, sabe? Às vezes quando eu fico com calo também. Demora muuuito tempo pra cicatrizar e acaba escurecendo o local. As manchas são sempre derivadas de algum machucado na pele.

      Excluir
    5. te perguntei porque em mim aparece umas bolinhas como se fossem picadas de insetos e coça muitoooo e depois também mancha a pele a minha pele esta horrivel

      Excluir
    6. Isso, realmente são várias bolinhas aglomeradas. Tem que ter muito controle pra não coçar demais e acabar ferindo a pele. Tenta sempre deixar a pele hidratada, e usa água termal pra ajudar na questão da coceira. Me ajudou bastante. Bjos

      Excluir
    7. renata quando vc estava na fase da melhora do dermografismo o vermelhidão da sua pele demorou estou fazendo uso da vacina( xolair ) as coceiras sumiram mais a minha pele ainda fica vermelha a qualquer toque

      Excluir
    8. Oi! A vermelhidão ainda aparece sim na minha pele, só que é bem mais fraca e demora menos tempo pra sair. =)) Bjos

      Excluir
  14. oi Rê , então minha irmã tem a mesma coisa que você , mais não deixa de usar uma coisa porque vão te olhar diferente nao usa sim , se te faz bem é logico , mais depois com mais tempo você vai acostumar <3 um beijo enorme e melhoras <3
    http://blogcriesuamoda.blogspot.com.br/ :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras, Nana! *-*

      Beijo grande pra você, amore <3

      Excluir
  15. Oi Renata... estou com o mesmo problema. É desesperador. Antes eu tomava dois comprimidos, agora consigo tomar apenas 1 por semana tb.
    Comecei a perceber os sintomas em Janeiro desse ano e só agora consegui estabilizar um pouco. Tem pouco mais de um mes que comecei a precisar do hixizine somente 1x na semana.
    Eu tb fico neurótica catando manchinhas na minha pele. Muito triste! :(
    Faço acompanhamento com alergologista.
    Boa sorte pra nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem chato, né? Mas ó, ainda há esperanças, viu. Estou sem tomar o meu remédio há mais de 4/5 meses e não sinto mais o sintoma da coceira. A vermelhidão está desaparecendo mais rápido, e os vergões não aparecem mais. O chato ainda é com picada de mosquito, que coça muuuito. Mas posso dizer que melhorou 100%!
      Bjo grande

      Excluir
  16. Oi Re,
    Tenho inúmeras alergias e uma delas é o dermografismo que aparece na minha pele desde os meus 10 anos de idade mais ou menos, o meu é um pouco mais sutil, ele nao coça e nao fico marcada do nada, apenas quando encostam alguma coisa na minha pele que fica o desenho, meus amigos particularmente adoram desenhar no meu braço e ver o desenho ficar em auto relevo (bestas, haha). O pior é que eu tenho alergia a tudo quanto é coisa gelada, uma vez eu viajei com uns amigos da escola e fui tomar banho em umas lagoas que eram bem geladas (meeeesmo) quando eu sai, parecia que um bicho tinha passado s unhas no meu corpo todo ficou extremamente inchado e todos ficaram olhando estranho e perguntando o que era, fiquei me sentindo um bicho ou uma coisa extraordinária porque por mais que eu tentasse explicar e fazer com que eles parassem de olhar eles continuavam a olhar como se aquilo fosse uma coisa contagiosa, mas depois de 1 hora mais ou menos ja havia sumido e com as manchinhas foram embora a vergonha, eu prometi pra todo mundo que eu nao ia ter mais vergonha que ia continuar e aprender a viver com essa alergia e aceitar meu corpo como ele é, isso vale para você tambem haha deixa de se preocupar com que os outros vão olhar e com o que eles tao pensando, seu corpo é maravilhoso independente de tudo, anda com a roupa que tu quiser sempre. Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Vivi, quando eu descobri que tinha dermografismo foi a maior novidade para os meus amigos, kkk. Sempre ficavam querendo desenhar, e quem não me conhecia e sabia da doença, tinha curiosidade de ver como ficava. Mas isso não acontece mais. xD

      Olha, Vivi, às vezes explicar não leva a nada, porque a maioria não quer ouvir, só julgar. =| Realmente temos que nos aceitar, aprender a conviver e não se preocupar com o que os outros pensam. Obrigada pelo seu comentário, viu?

      Bjo grande!

      Excluir
  17. Eu tbm tenho essa alergia, minha perna no calor ficou toda empipocada, parecia que fui atacada por inseto. Me dava um desespero mto grande, vontade de sair correndo, pq e uma coceira mto intensa. Tinha vergonha de sair de shorts. O medico fez vários exames e nd foi descoberto. Ate que esses dias eu reparei que coloquei uma sacola no braco e qndo tirei tinha um vergão, e e se eu encosto o braco na cadeira apoiando a cabeca tbm inxa demais, ai eu msm fui procurar saber o que e, e descobri que e dermografismo. E que aqui não tem como postar foto. Essa semana irei procurar um alergologista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure mesmo, ou um dermatologista. Enquanto isso você pode tomar alguns cuidados pra evitar a coceira: como não tomar banho quente, usar bastante hidratante, não usar roupas apertadas, e evitar coçar ao máximo, porque quanto você coçar, mais coceira vai dar infelizmente =|. Bjos

      Excluir
  18. Oi Renata, eu estou com uma alergia horrível e acho que pode ser dermografismo. Seu post foi muito bom! Vou procurar um dermato e verificar essa possibilidade. Vi na internet pra fazer um teste, arranhando a pele e ver se sobe o vergão... e sim, arranhei meu braço com a minha própria unha e em minuto subiu um vergão que em minutos depois desapareceu... as bolinhas e os vergões vem e vão toda a hora, é impressionante e horrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu. Obrigada pela visita e por contar sua experiência por aqui.
      A minha dermatologista na época que eu descobri que tinha Dermografismo, ela fez esse mesmo teste em mim. Pegou um bocal de uma caneta, passou no meu braço, e em segundos ficou vermelho e com vergão. Na mesma hora ela me falou o que era. Sei bem como é chato isso, mas quanto mais rápido você for ao dermato, mais rápido vai ser o tratamento e você vai ver que melhora bastante! ^^

      Bjos

      Excluir
  19. Oi Renata, tenho dermografismo a 16 anos. No início sem tratamentos sofri demais, porém após a descoberta da doença e fazendo tratamentos com vacinas passei de 2 comprimidos de 24mg de hidroxizine para 2/4 de 1 comprimido por semana. Sigo assim, nesses 2/4 de comprimido por semana tem uns 10 anos. As sensações de calor excessivo, risadas e falar excessivamente me deixam com as manchas também, além do contato da pele. Acabei me acostumando com a doença, mas me incomoda um pouco esteticamente o fato das manchas avermelhadas e em alto relevo. Dificilmente quando me perguntam sobre as manchas, as pessoas entendem a realidade da doença. Inclusive em algumas situações uso roupas que cobrem o colo e o pescoço para esconder as manchas. Enfim, conviver com a doença se tornou cotidiano, mas as manchas me incomodam um pouco, apesar de não me privar de fazer nada em razão da doença. Nós sobreviveremos bem com a doença, e viveremos felizes sempre. Achei interessante sua publicação, pois nunca conheci pessoalmente outra pessoa que tivesse essa doença, e encontrei aqui na postagem algumas pessoas que vivem essa mesma situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii. Quando eu comecei o tratamento com o Hixizine, ele me ajudou bastante e as manchas em alto relevo não apareciam mais, mas a vermelhidão continuava, sabe. Mas o que mais me incomodava na época era que qualquer pressão em qualquer local, o calor, faziam aquelas bolinhas aparecerem e ficavam bem altas na pele. Eu morria de vergonha... Depois de quase 9 anos que descobri a doença, eu acabei me acostumando também.

      Mas olha, parei com a medicação há bastante tempo e os sintomas praticamente desapareceram. Os vergões, a pele vermelha por qualquer coisa e a coceira sumiram. A coceira só volta com tudo quando sou picada por algum mosquito.

      Obrigada pelo comentário... Eu fiz esse post justamente pra trocar experiências com pessoas que passam pela mesma situação. Bjo grande

      Excluir
  20. Oi Renata, só pra deixar meu depoimento rs... Descobri essa doença com 14 anos, hoje tenho 18, eu tinha crises de coceira principalmente no verão. Eu tomava Hixizine, o que me ajudou muito. Hoje ainda aparece vergões na pele e às vezes coça, mas é bem raro. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Lerian. O meu demorou um pouco mais de tempo pra diminuir os sintomas. Mas não tem coisa melhor que ficar livre dos remédios e da coceira chata que antes me acompanhava 24h por dia. Aff xD.

      Bjos

      Excluir
  21. E re se puder passar o contato da dermatologista que te passou essa nova medicação seria uma ótima ajuda!! Pois como vc deve saber tah foda!!! Kkkk vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk!Acho muito difícil você morar onde eu moro. Longe de tudoe todos, kkk. MAS, vai que, né? Foi com a Dra. Mariana Valeriano :B. Bjos

      Excluir
    2. Eu moro em são Paulo capital, mas valeu mesmo pelas dicas!! Bjos

      Excluir
  22. Oi reh, eu tbm tenho dermografismo, no começo isso a uns 8 anos atrás, qnd procurei o médico ele achou q era sarna, fiz tratamento pra escabiose e tudo, mas como não era escabiose não passou kkk, enfim tomei hixizine por todos esses anos metade de um comprimido por dia, mas de um tempo pra Cá este anti-alérgico não está mais fazendo tanto efeito, estou ficando com mais vergões e me coçando mais, e oq mais incomoda eh no rosto pois qqer coisa fik vermelho, e enche o saco as pessoas ficarem perguntando. E agora q o hixizine não está fazendo o efeito esperado está foda!!! Mas vlw ae pelas dicas!!! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thawan :D. kkk, Talvez como poucas pessoas têm essa doença, o dermato não pensou nela de primeira. Você poderia perguntar ao seu dermato se você pode aumentar a dosagem do remédio, já que você só tomava metade de um comprimido. Eu tomava dois por dia pra poder melhorar o sintoma da coceira, passava o dia dormindo, kkk. O povo perguntando realmente chega uma hora que a paciência acaba mesmo. =| Mas vê isso aí com seu médico sobre a dosagem do remédio, vai que melhore! Bjos =*

      Excluir
  23. OLA..ACABEI DE TER UMA CRISE DE VERGONHA NA RUA..POIS HJ ESTA MUITO CALOR AQUI NO RIO..E SOU MUITO CALORENTA...DPS DE MESES SEM USAR SHORT..FUI NO MERCADO..COISA Q TMBM EVITO..SO SAIO DE CASA PARA IR NA FACULDADE E MSM ASSIM DE CALÇA COMPRIDA RESOLVI PROUCURAR ALGO NA INTERNET ACHEI SEU BLOG QUE ME ESCLARECEU EXATAMENTE O QUE SINTO...E SINTO QUE O QUE ME FAZ PIOR E A VERGONHA A DEPRESSAO QUE ANDO NOS ULTIMOS MESES..ME AFASTEI ATE DAS PESSOAS POIS SEI Q ELAS SENTEM NOJO..E ME CONSTRANGE TER QUE EXPLICAR PRA ALGUNS..FIZ EXAMES AINDA VOU LEVAR AO DERMATOLOGISTA PRA DIAGNOSTICAR..MAS ASSIM COMO VC TD EM MIM COÇA MUITO..ESTOU COM AS PERNAS FERIDAS DE TANTO Q COÇA..E HORRIVEL UM PROBLEMA DESSE AFETA MINHA VIDA SOCIAL..AMAVA PRAIA..E EM DIAS DE CALOR FICO EM CASA..POIS Ñ TENHO CORAGEM DE EXPOR MINHAS PERNAS NA PRAIA..UM DIA FUI NUMA PISCINA E FIQUEI DE CALÇA VENDO AS PESSOAS NA PISCINA..MAS Ñ TIVE CORAGEM DE ENTRAR NA PISCINA! E MUITO DIFICIL PRA MIM QUE SEMPRE FUI VAIDOSA,SEMPRE GOSTEI DE SAIAS VESTIDOS E SHORTS TER QUE ME ISOLAR DISSO TD PORQUE TENHO VERGONHA DE EXPOR MINHAS PERNAS ATE BRAÇOS QUE ESTAO MANCHADOS TMBM..ME ISOLEI DAS PESSOAS POR CAUSA DISSO E PELAS COCEIRAS QUE SAO CONSTRAGEDORAS..;!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sabrina. Eu também evito andar de shorts, já por conta do atrito entre as pernas, pois sempre acaba machucando. =/ Nos meus 5 anos de faculdade, acho que só fui umas 3 vezes de shorts pra lá, então eu te entendo.

      Eu sei que é chato ter que explicar para as pessoas, pois nem sempre elas querem ouvir e entender o que se passa com a gente. As pessoas que sentem nojo são ignorantes, Sabrina. Nós, que sofremos com isso, temos sempre que explicar o que está acontecendo com a gente, sabe? Porque assim as pessoas vão começar a parar com essas atitudes.}

      Por enquanto que você não foi ao médico, tenta sempre tomar banhos gelados, hidratar a pele, usar sabonete neutro, porque tudo isso evita da pele coçar. Eu estou usando muita água termal na minha pele, porque acalma demais e a coceira ameniza bastante.

      Vou te contar que ontem eu tive uma confraternização que foi na piscina, e eu fiquei com muita vergonha de ir de shorts, mas tive que superar isso pra não perder um momento bacana com meus amigos da faculdade. Às vezes as pessoas nem percebem, sabe. E a gente fica com essa neura na cabeça. Mas eu te entendo completamente.

      Quando for ao dermatologista, pede pra ele te passar algum creme que vá clareando as manchas da sua perna. O processo é demorado, mas vai valer a pena. Bjos

      Excluir
  24. OLA RENATA..OBRIGADO PELAS DICAS..SEI QUE O NOSSA MAIOR DIFICULDADE E NOSSO PROPRIO PENSAMENTO, O MEDO DO QUE AS PESSOAS PENSAM.NA ULTIMA VEZ QUE FUI AO DERMATOLOGISTA ELE Ñ QUERIA PASSAR NADA PARA CLAREAR AINDA POIS COMO AINDA COÇA DISSE QUE Ñ IRIA ADIANTAR..PRIMEIRO TEM QUE PARA A COCEIRA! AS VEZES FICO SONHANDO EM TER MINHAS PERNAS NOVAMENTE BONITA..E PODER USAR UM SHORT..ESSE TRATAMENTO DAS MANCHAS DEMORA ANOS RENATA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada, Sabrina. Eu estou aqui pra trocar experiências com outras pessoas também. :D Ah, entendi. Olha, a minha dermatologista não me disse quanto tempo duraria, mas que era um processo longo retirar manchas da pele. Ela comentou algo sobre o laser, que não seria indicado por conta da pigmento da mancha, mas você pode ver uma opção mais rápida com seu dermato. Eu fiquei só nos cremes mesmo, até porque é mais em conta pra mim. Daí tinha que ficar alternando o uso com o Demelan e outro creme manipulado. Ela disse que não era legal tomar sol onde tem mancha, porque o sol escurece ainda mais. E se fosse sair, com muito protetor solar. Espero ter ajudado. Bjos

      Excluir
  25. Oiii, eu escrevi em varias partes do meu corpo com um clips de papel, nas pernas, barriha, braços e na testa, e em alguns minutos inxou e ficou as letras, uma fez fui tentar mexer em uma espinha perto da minha boca, inxou tbm, ficou parecendo que levei um murro na boca, de uns dias pra ca percebi que estao aparecendo umas manchas vermelhas que coçam MUITO e se eu mexer, vao ficando cada vez pior! Sera que eu tenho dermografismo? :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, pelo que você falou no comentário, parece muito com dermografismo. Mas só um dermatologista pra confirmar isso pra você. Se for realmente dermografismo, quando você começar o tratamento, vai ver uma melhora muito grande. Bjos

      Excluir
  26. Oi renata!! Me manda teu email, e tenho esse danado ai de dermografismo e já faz um ano que tomo antialergico com cortidoide e so controlo. Me esperancei qnd vc relatou q tomava um comprimido por semana. O meu email eh leal22@gmail.com.

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bom? O meu email pra contato é: contatorebastos@outlook.com Bjos

    ResponderExcluir
  28. Tenho dermografismo tbm.Tomo zina ha um ano e meio dia sim dia não.Se não tomar começa uma coceira infernal nas maos,pés ,olhos ,couro cabeludo. ..Td coça. Um horror!!!Não aguento mais isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem como é, Ana. Eu tomava remédio todos os dias, duas vezes por dia durante 7 anos. Depois parei, e comecei a tomar outro medicamento a cada 3 dias. Depois que comecei a sentir os efeitos colaterais eu decidi parar, mas a minha sorte foi que os sintomas deram uma melhorada, sabe. O que a gente pode fazer é tentar amenizar isso, passando bastante hidratante no corpo, tomando banhos frios, usando sabonetes neutros, não usar roupas apertadas... Tudo isso ajuda um pouco a melhorar a coceira. Bjos

      Excluir
  29. Olá! Eu também tenho dermografismo! Tomo 10ml de Ebastel xarope pediátrico de 3 em 3 dias! Pra mim resolve!
    Gostaria de perguntar se vc sabe se pessoas que têm dermografismo podem fazer depilação a laser??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lorena. Tudo bom? Olha, eu não sei te informar sobre isso porque nunca me interessei em fazer depilação a laser e por isso nunca perguntei a minha dermatologista. =/ Tenta tirar essa dúvida com o seu médico. bjos

      Excluir
  30. Oi tbm tenho dermografismo e posso dizer q as vezes dá vontade de coçar até arrancar a pele...no trabalho é a parte mais chata ,sou inspetora de alunos,eles perguntam sempre o que é ...quem me arranhou kkk aí pra disco trair digo que é alergia causada por ver tantos adolescentes todo dia...mas enche ter que ficar explicando que não é contagioso, mas no meu caso ainda não encontrei nenhum anti alérgico que tenha dado resultado,convívio com isso já faz uns três anos e só de pensar que não tem cura sinto mais vontade de coçar pois a ansiedade pode desencadear mais crise kkkk e olha que tomo antidepressivo heim e mesmo assim as crises são freqüentes e dur muito tempo...fazer o quê tem que viver não é,mas não deixo de usar nem um tipo de roupa por causa disso talvez devido a minha idade ( 38 anos)sou muito bem resolvida e tirando a coceira insuportável não deixo essa doença me afetar e espero que vocês que também tenham dermografismo and com a cabeca erguida e só explique sobre o assunto pra quem realmente se interesse pelo seu problema e não dêem ouvidos a curiosos e especuladores... Bjs e melhoras pra nós...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Sei bem como é, Adriana. Quando eu lembrava que tinha esquecido de tomar o remédio no dia, meu corpo começava a coçar imediatamente. Daí a dermatologista percebeu que eu era muito ansiosa, e mudou o tratamento. Foi quando comecei com o antidepressivo. Mesmo eu tomando um comprimido de 3 em 3 dias os efeitos colaterais foram muito chatos. Hoje os sintomas mal aparecem e às vezes eu até esqueço que tenho a doença. Então a esperança ainda permanece de que mesmo que ela não tenha cura, a doença pode dar uma trégua. =))

      =Agora eu penso como você, temos que ser bem resolvidas, e não deixar de fazer nada com medo do que os outros vão pensar.

      Obrigada por compartilhar um pouco da sua história por aqui. Beijo =*

      Excluir
  31. Oi Renata, Parabéns pelo seu post!
    Sou Rodolfo, tenho 35 anos e comecei a desenvolver o dermografismo a poucos meses atrás, realmente é um sensação horrível esta coceira constante, ainda não uso medicamentos para controlar, sou meio avesso a eles. Pelo que percebi poucos homens se manifestaram, por isso resolvi deixar minha contribuição.

    Esse assunto é pouco explorado, então foi realmente muito pertinente sua ajuda.
    Parabéns pela iniciativa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rodolfo. Muito obrigada! =))
      Quis trazer esse assunto aqui porque quando eu descobri que tinha dermografismo, não encontrei muitos depoimentos e nem informações sobre isso. É muito bacana poder trocar experiências com outras pessoas.

      Obrigada por compartilhar um pouco sobre você aqui, e espero ter ajudado de alguma forma.

      Bjos

      Excluir
  32. Ola Reh,
    Boa noite,acredite tbm tenho a dermo e a minha assim como a sua surgiu de um dia para o outro, mais ja dava sinais quando usava roupas apertadas.Tbm percebi que meu histaminico esta sendo fraco para ela, escrevo nitidamente na minha pele chega a ser engraçado. Minha dermato disse que pode ter desencadeado da minha anciedade. Fiquei feliz em ver seus produtinhos ... Um beijao flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também escrevia bastante em mim no começo, kkk. Mas depois que começou a coçar bastante, parei na hora. hahaha O Hixizine me salvou muito dos sintomas, só depois dos 7 anos que o efeito começou a passar de tanto que eu tomei.

      Que bom que gostou. Um bjo =*

      Excluir
  33. Oi Re... Amei o post.
    Também sofro do mesmo problema e imagino como se sente, pois também fico com muito vergonha quando minha pele fica vermelha e inchada.
    Já chegaram até dizer que eu era espancada pelo meu namoradokkk tudo por conta desse problema. Mas não ligo muito pro que os outros falam não. Uso short e saias curtos sim e tô nem ai pro que vão falar. Se bem que no inicio muitos perguntavam "o que foi isso?" ai tinha que explicar o que era... Chato isso! Mas hoje todoa já estão acostumados.
    Então o que tenho pra dizer, não ligue pro que falem, deixe falarem até porque não importa o que façassamos sempre tem alguém pra falar mal.

    ResponderExcluir
  34. Oi, Elayne. Fico feliz que tenha gostado do post. :)))
    Mulherr, também já me perguntaram se era o meu namorado que tava me espancando, kkkk. Povo tem uma imaginação, viu..

    É verdade, concordo com tudo que você falou. Já trabalhei um pouco mais essa questão na minha cabeça, e já consigo usar roupas que mostram a minha perna, e eu não ligo tanto para o que os outros estão pensando.

    Obrigada pelas palavras. Xêro :*

    ResponderExcluir
  35. Bom dia! Eu descobrir q tinha as 15 anos,minha pele ficava sempre empolada quando levava alguma pancada n9 local, mais hoje levo munha vida normalmente so tenho cuidados pra nao ta levando pancada com frequencia...rsrrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe, eu também tomava bastante cuidado pra não sair me topando nos lugares. Dermografismo + pessoa desastrada, no caso eu, não dão certo juntos, kkk

      Excluir
  36. Interessante como isso afeta de maneira diferente cada um, não sei precisar desde quando eu tenho isso, maa hoje aos vinte e seis anos minha pele continua com essa reação, qualquer coisa, qualquer toque que arranhe o mínimo que seja, ja era, puff, a pele salta, e se for no rosto fica fica ainda mais vermelhaao rsrs, no entanto, isso nunca afetou minha auto estima, só é chato ter que ficar explicando pra todo mundo que pergunta "porque sua pele tá assim!!??" Tirando isso, ja me acostumei a muitos anos e nunca foi algo que me perturbou, é diferente apenas. Nunca tomei remédio pra isso, nem vou tomar, e pro meu caso, dois médicos ja me disseram que é uma condição da pele em que não há cura específica, bem como também não sabem precisar como isto surge. E eu também só perguntei por curiosidade, ja que na época estava no dermatologista pra cuidar de acne, isso sim era chato kkkkk. Abraço e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Alex. Você tem a coceira como sintoma? Nossa, me ensina a ser calmo assim, porque na primeira coceirinha eu já entrava em desespero, kkkkk! Minha dermato também falou que não tinha cura, não tinha um motivo pra ter desenvolvido, e do mesmo jeito que apareceu, poderia ir embora. E foi o que aconteceu. Engraçado que em mim nunca deu nada no rosto, era área 100% free de dermografismo, kkk.

      Bjos

      Excluir
  37. Olá Renata bom dia ! Me chamo Paulo de Salvador Bahia,tenho 29 anos e a dois anos eu descobre que tenho essa doença, ela é terrível inexplicável só quem sofre com ela sabe oque passa!Seu trabalho é belíssimo e de grande ajuda. Olha eu estou refém de um medicamento tbm preciso tomar dois ao dias o dicloridrato de cetirizina infelizmente! Esse medicamento ingorda bastante ganhei bastante peso nessa dois anos baixando minha alto estima queria muito me livrar dele em suas escritas vc diz que toma outro remédio vc poderia me falar o nome e se é um anti-alérgico ? Não suporto mais é terrível perde minha paz e até minha alegria depois dessa doença. Desde já lhe agradeço muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paulo, bom dia. Fico feliz que meu artigo tenha te ajudado de certa forma. Sei o que você está passando, e realmente essa doença é bem complicada de se conviver.

      Olha, eu tomei o Hixizine durante mais ou menos 7 anos. Ele é um anti-histamínico, e me ajudou bastante durante esse tempo. Não sentia mais o sintoma da coceira e o inchaço não aparecia mais na pele, apenas a vermelhidão. Depois desses anos, o remédio foi perdendo o efeito, e minha dermatologista optou pelo Doxepina. Ele é um antidepressivo tricíclico, e muitos médicos o utilizam pra tratamento de doenças da pele (via Google, rsrs). O Hixizine eu conseguia comprar sem receita médica, porém o Doxepina só é vendido com receita e eu tinha que mandar fazer em farmácias de manipulação. :)

      Espero ter ajudado. Abraços! =)

      Excluir
  38. Gente eu fiquei curada com fé em Deus primeiramente,alimentação saudável e um remédio que a médica me passou Probiatop tentem boa sorte tudo é possivel.

    ResponderExcluir
  39. gostaria de saber se quem tem essa alergia pode fazer plastica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não sei te passar essa informação. Você teria que ver com seu médico =)

      Excluir
  40. Olá!
    Faço parte da mesma família! E tenho há um pouco mais de um ano! Compactuo com todos os depoimentos, afinal, sentimos na pela essa doença incurável. Tomei os remédios citados e estou na busca de outros. mas venho citar algo que não li e uso e ajuda mto: GEL ALOE VERA, acalma... abaixa a temperatura. Abs a todos!

    ResponderExcluir
  41. Renata...vou te dar o pulo do gato...passei a sofrer isso em 1996...e pode ter certeza ela esta liga a ansiedade crescente e situações de conflito extremas,não vou tecer detalhes...começou com um pinicamento ao me expor ao sol mesmo vestido...veio a fase da vermelhidão,com erupções que pareciam acne,coisa que nem na adolescência eu tive,mes que depois da crise secava e MANCHAVA,No meu caso mais as costas.eu que sempre tive pele de recém nascido...fiquei com marcas de quem tivera uma doença perigosa de pele...por ter adquirido fotossensibilidade ao sol,minha pele que antes bronzeava,ela passou a manchar,essas manchas ficavam bem escuras e se alastraram ate abaixo da cintura...2 anos depois um medico iluminado fez o teste da caneta...cai no hidrixizine de 50 ml,pois ate o lençol que deitava...ardia e deixava aranhões na pele,fiquei inchado em 1 ano de medicamento,até esse medico me dizer que algo muito serio ocorreu no meu emocional para aquilo chegar aquele estado...dei 1 credito e comecei a cuidar do emocional.na verdade eu sempre represava minhas reações...era ansioso ao extremo,mais,eu não me dava conta do quanto...em 1999 eu notei os sintomas regredirem,mesmo sem o anti-histamínico.passei a usar "filtro solar" sem camisa.parei de esconder a pele...sol sempre das 6 as 9 horas.descobri um filtro chamado Anasol a base de eloe vera e vitamina E..Desci do fator 50 para o 30...uso eloe vera em gel depois da praia.e um ano depois minha pele não tinha mais nada...todos dizem que tenho uma pele boa,é claro que de quando em quando vem uma crise.e fico com a pele visivelmente congestionada..mais ai ponho ogel deixo secar e visto uma roupa de algodão,tive que aceitar que isso veio para ficar,mas garanto depende muito do meu sistema nervoso,e aprendi a aceitar também isso,"por que antes eu dizia que eu não podia esta fazendo isso comigo mesmo',mais era um ciclo.O ultimo estágio que o emocional atinge ,é a pele...o maior orgão do corpo...nao sei seu caso,mais no meu tive que cuidar de dentro primeiro...a histamina...e como serotonina ou endorfina.sob controle é otimo,porém,sem controle...é um perigo,abraço e melhora total ...desculpe escrever tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente! Também percebi que essa doença está bem ligada ao emocional, a ansiedade. Eu percebi isso num dia quando eu lembrei que tinha esquecido de tomar o remédio, na mesma hora eu comecei a me coçar. É muito louco isso. Eu parei de tomar a medicação e meus sintomas desapareceram 99%. Só voltam em casos de extrema ansiedade; E acredito que isso aconteceu pelo fato de eu ter aceitado que ela não vai embora. Obrigada pelas dicas!! :D

      Excluir
  42. Cetoneurin 5000,injetável-excelente para restaurar a pele...tem que ter uma ajuda por dentro para acelerar a troca epitelial...e essa injeção é concentrada e intramuscular.pelo memos zerô minha pele,tomei uma a cada 10 dias ,vem com 3.E O sol com filtro...Sem sol...a pele não oxida...RÁPIDO.o dermografismo deixa a pele muito sensível E Nós fugimos dele pois ferra a pele ,portanto tem jeito para eliminar todas as manchas...porém veja se tem reação á injeção...para mim resolveu...alias Renata..no seu caso "um mosqueteiro" pode resolver seu contato com mosquitos a noite..ele não deixa entrar nada ..e vc dorme tranquila.

    felicidades e boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NOssa, Jair. Não conhecia essa injeção. Próxima vez que eu for a dermato vou perguntar a ela se seria uma opção pra mim. Obrigada pelas dicas! :)

      Abraços

      Excluir
  43. Oi Renata, eu sei que faz tempo que escreveu este post mas eu também tenho a dermografia já alguns anos e agora meu médico receitou a dopexina e você comentou a cima que fez este tratamento, você pode dar mais detalhes se te ajudou, teve efeitos colaterais?

    obrigado,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiz, tudo bem? Sim, fiz tratamento com Doxepina e devido aos efeitos colaterais eu parei o tratamento. Depois que eu parei de tomar o remédio, a maioria dos sintomas do dermografismo foram embora. Os meus sintomas apareciam muito devido a minha ansiedade e quando eu decidi parar com o remédio, eu coloquei na minha cabeça que eu estaria preparada pra conviver com a doença sem os remédios. Acredito que isso tenha ajudado bastante pra coceira e vermelhidão não terem aparecido desde então.

      Em relação à Doxepina, me ajudou bastante em relação à coceira e com os vergões na pele. Eu não sentia absolutamente nada, era maravilhoso. Porém nas primeiras semanas eu fiquei com a boca MUITO seca, e ela acabou cortando inteira por conta disso. Além disso, eu ficava com muito sono e sem energia pra nada. Só saía da cama pra comer e voltava pra dormir.

      Por conta disso eu fui parando gradativamente com o remédio, porque eu não conseguia fazer nada além de comer e dormir. E depois de um tempo decidi parar definitivamente, e até hoje não tomo mais nem uma medicação pro dermografismo.

      Não sei se esses efeitos colaterais acontecem com todo mundo ou vai de pessoa pra pessoa. Mas comigo foi assim. Espero ter ajudado e torço pra que você consiga controlar o dermografismo.

      Abraços :)

      Excluir
  44. Oi Renata.
    Descobri há 5 dias o dermografismo. No meu caso a TPM desencadeou.
    Porém tive reações que pouco vi em pesquisas. A Urticária surge mesmo sem pressão local, mas é o mesmo processo de queimar o corpo todo ou apenas uma região, porém onde coço a urticária vai para o boa parte do corpo e mal consigo pisar pela queimação nos pés. Eu tb tive edema de glote leve e edema abdominal com muitas dores e nenhum remédio para dormir melhorava. Eu sentia tb aperto no peito e dificuldade para engolir. Pq sinto que não tem espaço na garganta. Comecei a medicação ontem, ainda tenho dificuldade em engolir.
    Agora meu problema é o meu trabalho. Trabalho para um hospital em visitas domiciliares. Ando muito, tenho que estar de jalecos e calça e a carga de stres é alta pq os pacientes são acamados muito graves e em leito de morte.
    Fui atestada por 15 dias e estou na cidade dá minha familia, O problema é que a medicina do trabalho não aceita que eu volte em 15 dias. Pq para eles isso não é nada que me impeça de estar la. só que estou há 20 horas da cidade onde trabalho.
    Isso está me deixando mais nervosa e com medo de ser demitida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Ju, que pesado!! Eu também nunca tinha visto esses sintomas quando eu pesquisei sobre dermografismo.

      Mulher, que povo incompreensivo do teu trabalho. Mesmo com atestado médico eles não querem liberar? Como assim? Tenta não ficar tão nervosa (sei que é difícil), porque o emocional pesa muito com o dermografismo. O meu mesmo eu descobri depois que era muito do emocional e psicológico. E se eles te demitirem, entra com uma ação contra eles, pois você tem o atestado médico pra comprovar que pode ficar esses 15 dias afastadas do trabalho.

      Melhoras e fique bem. Bjos

      Excluir
  45. Qual o nome do remédio que vc tomou pela segunda vez? Que é só um comprimido por semana?

    ResponderExcluir
  46. Olá! o Hixizine vc usava com qual frequência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, quando eu comecei o tratamento, tomava 2 comprimidos por dia. Depois que eu fui sentindo uma melhora, passei pra 1 comprimido por dia. Mas é sempre bom procurar um dermatologista pra ver o melhor medicamento pra você. Abraços

      Excluir
    2. Muito obrigada!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.