10 coisas que aprendi no curso de Arquitetura e Urbanismo

Olá, pessoal! Tudo bom com vocês?

Com a ajuda de amigos da faculdade, criei uma lista com 10 coisas que nós aprendemos durante esses 4 anos estudando Arquitetura e Urbanismo. Se você pretende cursar Arquitetura, dá uma conferida na nossa lista. Lembrando que essa lista é baseada no que nós vivenciamos no curso aqui em Arapiraca =).


O que eu aprendi:

1 - Que nunca usaremos todos os materiais que foram pedidos quando entramos na faculdade (sério!). Quando for comprar seu material, compre o que você realmente sabe que vai usar, como as lapiseiras, os papéis, borracha, etc. Mas materiais como régua flexível, compasso (que sempre pedem o mais caro), deixem pra comprar quando o professor pedir pra alguma atividade. Assim evita-se que se gaste dinheiro em vão.

2 - Que não é pra se deixar levar pela vontade de ter uma prancheta igual a da faculdade.
No começo do curso eu sempre quis uma prancheta grande, mas infelizmente (infelizmente na época) não tinha espaço aqui em casa. E a melhor coisa que eu fiz foi comprar uma portátil. Depois do semestre que a gente precisava dela, nunca mais usei. Tá aqui encostada esperando um novo dono, mas pelo menos não está ocupando muito espaço aqui em casa. (Pessoas que estão entrando no curso agora, estou vendendo a prancheta, viu? kkkkkk :)).

3 - Que saber mexer no SketchUp e no AutoCAD não fazem de você um arquiteto.
Isso não aconteceu comigo, pois eu entrei no curso sem saber direito se era isso que eu queria pra minha vida (agora tenho certeza!). Mas vejo muita gente que está entrando se achando O arquiteto só por saber mexer nesses dois programas.

4 - Que você não precisa ser artista (saber desenhar) para ser um bom arquiteto.
Arquitetura é bem mais que desenho, gente. De que adianta saber desenhar muito, fazer aquela fachada maravilhosa para um prédio/casa e não saber fazer uma distribuição legal de ambientes? Claro que no curso nós temos aulas de expressão livre, já que é muito importante pro arquiteto desenvolver o hábito de criar croquis. Que é onde você vai colocar a sua ideia inicial, o que você quer passar com o projeto.

5 - Que as madrugadas serão suas melhores companheiras na hora de projetar.
No começo foi bem difícil me acostumar com a correria do curso, mas agora já faz parte do nosso dia a dia essa falta de tempo, a correria, as madrugadas projetando, os desesperos no dia anterior a entrega de projeto (kkkkk)

6 -  Que a união faz a força.
A minha turma é muito unida e muito companheira. Se alguém tá com dificuldade em alguma coisa, eles não medem esforços pra ajudar. Não há aquela coisa de "eu sou melhor que você" (pelo menos na maioria, kkkk :x). 

7 - Que o Urbanismo também existe.
Eu sempre falo que o nosso curso foca demais na área de projeto, e deixa um pouco o Urbanismo esquecido, já que nós só começamos a ver as matérias da área depois do sexto ou sétimo período. Por um tempo eu achei que pra eu ser uma boa profissional, eu teria que seguir a área de projeto, mas não é por aí não, viu?

8 - Que você passa meses dormindo pouco, mas quando chegam as férias, você não consegue dormir muito.
Sério! É incrível isso. A gente passa o semestre reclamando das noites mal dormidas e torcendo para que as férias cheguem logo. E quando chegam, a gente faz de tudo, menos dormir, kkkkk.

9 - Que você passa a notar mais o ambiente a sua volta. Como os prédios, as casas a paisagem.
Mesmo. A gente começa a ter uma percepção diferente e bem maior do entorno. Engraçado que no começo do curso, tudo que eu aprendia em sala de aula, eu tentava "achar" no caminho de volta pra casa no buzão. Tipo: eu aprendi o que era rufo. Eu saía procurando todas as casas com rufo, e achava o máximo kkkk. Agora essa percepção do entorno, do ambiente, já se tornou natural e espontânea. =)

10 - Que se você namora alguém da mesma sala...
e vocês não terminarem depois de um trabalho de projeto. Aqui vai uma dica: case com ele(a), kkkkkkk! Tem que ter muita paciência e muito amor pra aguentar o stress que essa matéria traz, viu?

Extra:
Fita  crepe será sempre sua melhor aliada. Tanto no curso, quando na hora de fazer aquele delineado gatinho, kkkkk! :)

É isso, pessoal. Espero que vocês tenham gostado. Lembrando que a ideia era deixar a lista curta e não daria pra colocar tudo que o curso proporciona tanto de experiências, quanto de conhecimentos.

Beijos! =*

14 comentários:

  1. Deve ser muito legal esse curso. Nunca me imaginei em outro (faço biomedicina) mas esse ultimamente esta me encantando!
    beijos
    www.bellacomela.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O curso é ótimo e encantador *-*
      Beijos =*

      Excluir
  2. Não estudei arquitetura, mas compartilho vários aprendizados da época da faculdade!!!
    Bons tempos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bons tempos mesmo, viu. Pra mim já tá acabando =|
      Beijos

      Excluir
  3. São grandes lições. Todo mundo reclama que dormi pouco depois que entra na facul. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  4. Mesmo, viu. A noite é a hora que a gente tem pra estudar, então o jeito é dormir pouco mesmo =|
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. hahaha adorei saber, pois pretendo fazer esse curso ano que vem, kkkk e realmente é isso mesmo que minha prima e uma amiga fala! beijos linda adorei seu blog ja estou curtindo sua pagina
    http://blogporingrideluiza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! E você vai adorar o curso :))
      kkkk! Então a gente já percebe que não é um fato isolado aqui onde eu estudo hahahaha
      Muito obrigada, e obrigada pela visita. Beijos =*

      Excluir
  6. É verdade tudo que você falou,tb sou estudante de Arquitetura e passei por quase todas as coisa que você comentou.
    Muito bom seu post,adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tou percebendo que não é algo isolado só de onde eu estudo viu, Lilian.
      Obrigada pela visita, e fico feliz que você tenha gostado! Beijoss

      Excluir
  7. Ótimas dicas Renata, mas você poderia informar onde você comprou seus materiais para o curso, por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sabrina! =)
      Os materiais mais fáceis de achar eu comprei em papelaria mesmo (lapiseiras, papel manteiga, escalímetro). Já a prancheta eu comprei no site Papel de Papel :D. Dá uma olhada lá, que tem várias coisas legais. ^^

      Excluir

Tecnologia do Blogger.